segunda-feira, 12 de outubro de 2009




Tersina viridis-Saí andorinha
Migra seguindo a frutificação da Magnólia amarela (Michelia champaca),planta exótica. alimenta-se de frutas e artrópodes. Fica sempre pousada nos galhos mais altos e secos das árvores por longos períiodos. Aparece sempre no primeiro semestre do ano e em grupos. Observada anualmente em Manhumirim.

domingo, 11 de outubro de 2009


Dacnis cayana - Saí-azul
Vive em casais ou em pequenos grupos. No meio da mata fechada, fica na copa das árvores. Quando está na borda da floresta ou de jardins forrageia a pouca distância do solo. Costuma comer frutos, artrópodes, néctar e também costuma visitar bebedouros para beija-flores.
Comumente vista em Manhumirim ao longo do ano.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009




Tangara cayana-Saira amarela
Ave comumente observada nos quintais e jardins próximos às residências. O macho possui um "babador preto". Há dimorfismo sexual. São aves frugívoras. Observamos estas aves em Manhumirim (Fazenda Boa Vista) e Juiz de Fora, até mesmo no bairro Cascatinha.




Euphonia chlorotica-Gaturamo Vivi

Nós observamos esta ave no município de Manhumirim, durante o inverno, havia um grupo alimentando-se num pé de fruta do Conde. Vive solitário ou em grupos no alto das árvores, é de fácil obsevação nas regiões mais secas do interior do estado. Alimenta-se principalmente de frutas. Seu nome popular se deve a vocalização vi-vi.

O Brasil tem cerca de 2700 espécies de aves e Minas Gerais aproximadamente 700 espécies.
A grande diversidade de aves no nosso estado se deve ao fato de possuir uma grande variedade de habitats nos diferentes Biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, Campos de altitudes. No Blog, nós citaremos vários exemplos de aves e seus modos de vida. Nosso objetivo é chamar a atenção para a preservação do meio ambiente.